Viva-bem / Dicas de saúde e bem-estar


Exercícios físicos: Como escolher o melhor para você?

Conheça os benefícios de praticar exercícios. Veja quais as modalidades mais populares e como incorporá-las à sua rotina.

Muito se ouve falar nos benefícios dos exercícios físicos para a saúde. No entanto, começar a praticar atividades regulares pode ser um grande desafio, principalmente para quem está a bastante tempo entregue ao sedentarismo.

 

Por que praticar um exercício físico é tão importante?

 

Nosso corpo é como uma máquina, e da mesma forma, precisa de movimento. Assim como um carro parado tem mais chances de sofrer problemas mecânicos, o organismo humano é uma grande engrenagem que necessita de estímulo, pois não foi feito para a inércia.

Portanto, praticar um exercício físico de modo regular só traz benefícios, mantendo a "máquina humana" em funcionamento, de acordo com sua necessidade.

Especialmente no mundo atual, onde a tecnologia nos proporciona cada vez mais conforto, mas por outro lado nos tira os estímulos ao movimento, as atividades físicas voluntárias devem ser incorporadas à rotina.

Através delas podemos evitar problemas como obesidade, doenças cardíacas, colesterol e diabetes elevados, problemas metabólicos e, até mesmo, ansiedade e depressão.

Outro fator a ser considerado é quanto à escolha do exercício mais adequado para cada pessoa e objetivo. Existem muitos tipos diferentes de atividade física, de maior ou menor impacto, e que trazem resultados bastante distintos.

Caminhada, corrida e musculação são as mais comuns e que costumam atrair mais pessoas. No caso das duas primeiras, elas podem ser realizadas ao ar livre, sem custo algum. Já a musculação e o pilates, por exemplo, requerem um local preparado, como academias e estúdios com equipamentos.

Para ajudar você a escolher uma atividade e entender qual o exercício físico mais adequado ao seu objetivo e estilo de vida, preparamos algumas dicas e orientações sobre cada um. Acompanhe!

 

Benefícios de cada modalidade e como iniciar

 

Ao praticar exercícios físicos regularmente, melhoramos nossa capacidade cardiorrespiratória, a circulação sanguínea e fortalecemos nossa imunidade. Além disso, manter o corpo em movimento também contribui para o fortalecimento dos ossos e, claro, auxilia na manutenção do peso.

Esses benefícios podem começar a aparecer em pouco tempo, desde que haja uma rotina estabelecida, com, pelo menos, 30 minutos de atividade física diária.

Veja a seguir quais resultados que cada modalidade traz e como incorporá-las à sua rotina:

 

Exercícios aeróbios

 

Caminhada e corrida são os exercícios aeróbios mais comuns, mas este grupo também inclui o ciclismo, a natação, aulas de jump, step e, até mesmo, subir escadas (existem, inclusive, aparelhos em academias que simulam a subida de uma escada).

Com movimentos rápidos e constantes, o exercício aeróbio traz benefícios para o pulmões e coração, fortalecendo todo o sistema cardiorrespiratório. Além disso, são recomendados para auxiliar na perda de gordura corporal, sobretudo quando são aliados a dietas de baixo carboidrato.

Se você tiver 30 a 60 minutos diários para começar uma caminhada ou andar de bicicleta, logo verá os resultados. Mas se deseja começar mais “de leve”, três vezes na semana já são suficientes para estabelecer uma rotina inicial e, aos poucos, aumentar a frequência ou combinar com outro tipo de exercício físico.

 

Musculação

 

A musculação é um dos exercícios físicos mais conhecidos e praticados. Seus benefícios vão muito além de aumentar e fortalecer os músculos. Obviamente, essa é uma parte fundamental, pois uma musculatura fortalecida é muito importante, até mesmo, para atividades do dia a dia.

Portanto, o treino de força na musculação estimula a capacidade máxima para suportar peso ou cargas, mas também auxilia em problemas nas articulações.

E diferente do que muitos imaginam, treino de força também ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Assim como nos aeróbios, a musculação promove uma aceleração do coração, fortalecendo o músculo cardíaco e trabalhando a capacidade pulmonar.

Para quem está buscando reduzir gordura corporal, é um excelente exercício físico, desde que combinado com alimentação balanceada.

Outros benefícios da musculação e treino de força são:

  • aumento da densidade óssea;
  • melhora da tonificação e firmeza dos músculos;
  • redução do risco de diabetes.

Para começar a fazer musculação, você pode optar por uma frequência de três vezes na semana, mas o ideal é que esse exercício físico seja praticado diariamente, com duração de 45 minutos a 1 hora. O profissional responsável irá indicar o treino mais adequado de acordo com seu histórico.

 

Pilates e Ioga

 

O pilates é um tipo de exercício físico que trabalha sob princípios da fisioterapia. Muito mais do que uma simples atividade corporal, ele estimula a flexibilidade, melhorando o condicionamento físico, a postura e tratando problemas nas articulações, entre outros, devolvendo a autonomia do movimento.

Já a ioga também atua no alongamento, mas seu benefício principal está no equilíbrio entre corpo e mente. A prática trabalha a respiração, a concentração e o controle sobre os movimentos, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Fisicamente, assim como no pilates, também proporciona mais flexibilidade.

Caso deseje iniciar alguma dessas atividades, você pode começar a praticar uma vez na semana, e intercalar com outras atividades, como caminhadas leves por exemplo.

 

Treino funcional

 

O treino funcional se baseia nos movimentos naturais do corpo humano, como correr, agachar, pular, puxar e empurrar. É um exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo e também estimula o equilíbrio.

Entre os principais benefícios do treino funcional para a saúde podemos citar:

  • melhora da postura
  • mais agilidade e equilíbrio;
  • aumento da flexibilidade e da coordenação motora;
  • melhora das articulações;
  • mais força muscular;
  • melhora do sistema cardiorrespiratório.

Para iniciar a prática do treino funcional, você pode procurar um estúdio especializado ou ainda um box de crossfit. Caso você não pratique nenhuma atividade física, comece com uma frequência menor, de três vezes na semana.

 

Esportes em geral

 

Natação, futebol, tênis, entre outras modalidades esportivas, também estão no hall dos exercícios físicos que trazem muitos benefícios para a saúde, não apenas corporal, mas também mental.

Pessoas que praticam algum esporte regularmente - isso vale até mesmo para aquele futebolzinho da quarta à noite ou do domingo - têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos e, em geral, possuem um tônus muscular melhor desenvolvido.

Por isso, caso você não se encaixe em nenhuma das modalidades citadas anteriormente, mas tem preferência por algum esporte, vale a pena se dedicar a praticá-lo, pelo menos, de duas a três vezes por semana.

 

Avaliação médica é imprescindível

 

Vale lembrar também que exercícios físicos podem ser realizados em qualquer idade, mas é fundamental passar por uma avaliação médica, principalmente nos casos de pessoas portadoras de doenças crônicas e/ou alguma limitação de mobilidade.

Ao analisar o estado de saúde geral e receber o aval do médico, se torna muito mais seguro e eficiente iniciar uma atividade física.